O artigo inicia-se com uma caracterização geral do campo dos determinantes sociais da saúde, especialmente do ponto de vista político-científico.Logo em seguida, apresentam-se os elementos críticos, caracterizando caminhos sobre o pensamento dos autores supracitados.
O estudo procurou destacar os reducionismos cada vez mais presentes na abordagem ao social no campo dos determinantes sociais da saúde. Tais reducionismos acabam por limitar uma leitura mais aprofundada sobre a complexidade da vida em sociedade e reforçam a mercantilização e banalização da vida.- Link para continuação de leitura:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902014000401173&lang=pt
O estudo de Determinantes sociais da saúde tem relação com a maneira que as pessoas se organizam e desenvolvem uma determinada sociedade e a situação da população. A desigualdade da saúde nos grupos populacionais está relacionada com a pobreza, estratificação socioeconômica.
ResponderExcluirOs determinantes sociais se dão pela forma com que indivíduos evoluem certas situações na população, tendo vários fatores como base de desigualdades na saúde, relacionando pobreza, condições financeiras como emaranhado de pensamentos.
ResponderExcluirOs determinantes sociais da saúde são abordados em diferentes camadas, desde aqueles que expressam as características idividuais dos indivíduos , passando pelas que representam os seus comportamentos e estilos de vida individuais, até as camadas mais intermediarias .
ResponderExcluirOs determinantes sociais estão interligados com a maneira que as pessoas desenvolvem uma sociedade e a situação da população. Estes também expressam características individuais representando pelo estilo de vida e de comportamento.
ResponderExcluir