As diferenças ou desigualdades na situação de saúde entre indivíduos ou entre grupos da população não são novidade para ninguém. Se compararmos um grupo de idosos com um grupo de jovens, é de se esperar que a situação de saúde dos dois grupos seja diferente. O mesmo ocorre se compararmos um grupo de mulheres com um grupo de homens. Teremos desigualdades ocasionadas por doenças próprias de cada sexo.
Todos conhecemos e aceitamos essas diferenças e as consideramos 'naturais'. O que não tem nada de natural são aquelas diferenças na situação de saúde relacionadas ao que chamamos Determinantes Sociais da Saúde (DSS), ou seja, desigualdades decorrentes das condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham. Ao contrário das outras, essas desigualdades são injustas e inaceitáveis, e por isso as denominamos de iniquidades.
Exemplo de iniquidade é a probabilidade 5 vezes maior de uma criança morrer antes de alcançar o primeiro ano de vida pelo fato de ter nascido no nordeste e não no sudeste. O outro exemplo é a chance de uma criança morrer antes de chegar aos 5 anos de idade ser 3 vezes maior pelo fato de sua mãe ter 4 anos de estudo e não 8.
As relações entre os determinantes e aquilo que determinam é mais complexa e mediada do que as relações de causa e efeito. Daí a denominação de 'determinantes sociais da saúde' e não 'causas sociais da saúde'. Por exemplo, o bacilo de Koch causa a tuberculose, mas são os determinantes sociais que explicam porque determinados grupos da população são mais susceptíveis do que outros para contrair a tuberculose.
O que são Determinantes Sociais da Saúde (DSS)?
Os Determinantes Sociais da Saúde incluem as condições mais gerais socioeconômicas, culturais e ambientais de uma sociedade, e relacionam-se com as condições de vida e trabalho de seus membros, como habitação, saneamento, ambiente de trabalho, serviços de saúde e educação, incluindo também a trama de redes sociais e comunitárias.
Esses determinantes influenciam os estilos de vida, já que as decisões relativas, por exemplo, ao hábito de fumar, praticar exercícios, hábitos dietéticos e outras estão também condicionadas pelos DSS.
Sabe-se hoje, também, que a percepção de pertencer a grupos sociais excluídos da maioria dos benefícios da sociedade gera sofrimento e sentimentos de inferioridade e discriminação, e isso contribui na determinação dos padrões de saúde dos indivíduos.
Os pesquisadores Dahlgren e Whitehead propõem um esquema que permite visualizar as relações hierárquicas entres os diversos determinantes da saúde.
Se quisermos combater as iniquidades de saúde, devemos conhecer melhor as condições de vida e trabalho dos diversos grupos da população. Precisamos, ainda, conhecer as relações dessas condições de vida e trabalho, por um lado, com determinantes mais gerais da sociedade e, por outro, com determinantes mais específicos próprios dos indivíduos que compõem esses grupos.
Devemos também definir, implementar e avaliar políticas e programas que pretendem interferir nessas determinações. Por fim, devemos fazer com que a sociedade se conscientize do grave problema que as iniquidades de saúde representam, não somente para os mais desfavorecidos, como também para a sociedade em seu conjunto, buscando com isso conseguir o apoio político necessário à implementação de intervenções.
A missão da Comissão Nacional sobre DSS
Para atuar nessas diversas frentes foi criada em 13 de março de 2006, por Decreto Presidencial, a Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS). Como não podia deixar de ser, dada a complexidade da tarefa, a Comissão está integrada por 16 personalidades oriundas dos mais diversos setores da vida social, econômica, cultural e científica do país.
A cerimônia de lançamento da CNDSS ocorreu no dia 15 de março de 2006, na sede da Organização Panamericana de Saúde, com a presença do então Ministro da Saúde, Dr. José Saraiva Felipe.
As principais linhas de atuação da Comissão são:
- Produzir conhecimentos e informações sobre as relações entre os determinantes sociais e a situação de saúde, particularmente as iniquidades de saúde;
- Promover e avaliar políticas, programas e intervenções governamentais e não-governamentais realizadas em nível local, regional e nacional relacionadas aos DSS;
- Atuar junto a diversos setores da sociedade civil para promover uma tomada de consciência sobre a importância das relações entre saúde e condições de vida e sobre as possibilidades de atuação para diminuição das iniquidades de saúde.
Fonte: Secretaria Técnica CNDSS: Fiocruz.
O desenvolvimento das atividades da CNDSS é uma oportunidade de ouro
ResponderExcluirpara a mobilização de todos aqueles que acreditam que o processo saúde-doença, para além do biológico e do individual, é determinado por e manifesta-se de forma decisiva no contexto sócio-econômico e cultural em que nascem, vivem e morrem os brasileiros, merecendo toda nossa atenção e ação.
A influência da determinação social no processo de adoecimento parte do pressuposto de que a saúde é um fenômeno social e humano, considerando os indivíduos nas dimensões de seus processos sociais e históricos, na expressão de formas específicas de relações entre as pessoas e destas com a natureza. CNDSS é uma iniciativa de grande importância ética e humanitária, que visa identificar com maior precisão as causas de natureza social, econômica e cultural da situação de saúde da nossa população.
ResponderExcluirCNDSS foi uma iniciativa de fundamental importância nos âmbitos ético e humanitário, visando identificar com precisão as causas econômico-cultural em relação ao processo saúde-doença na nossa população.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA criação do CNDSS é de suma importância para criar e avaliar as políticas para intervirem a favor dos menos favorecidos na sociedade. Os DSS interferem diretamente na vida e saúde do indivíduo, desde o local onde ele vive, onde trabalha, seu lazer, sua cultura, renda e religião.
ResponderExcluirOs determinantes da saúde vareiam muito de pessoa para pessoa, pois uma boa qualidade de vida, acesso a uma educação de qualidade, condições economicas boas infelizmente não é para todos!
ResponderExcluirOs determinantes da saúde vareia de pessoa para pessoa, pois algumas pessoas tem uma alimentação diferente de outras, algumas praticam atividades físicas outras não ou seja vai de pessoa para pessoa.
ResponderExcluirA missão da CNDSS é sem dúvida essencial para tentar erradicar os problemas em torno dos Determinantes Sociais de Saúde, através políticas, programas, intervenções governamentais e tomadas de consciência que são fundamentais para esse processo. É necesário também levar em conta as dificuldades que são encontradas, pois o modo e a qualidade de vida oscila de pessoa para pessoa. Tarefa que não é nada fácil, sendo um grande desafio!
ResponderExcluirVaria de classe social, uns podem comer bem e outros não. Assim ocasiona sé as doenças que mais pesa ao mundo.
ResponderExcluir